sexta-feira, 7 de novembro de 2008

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Missão da Escola e Valores


Dolorosos são os aspectos retratados no documentário: “Pro dia nascer feliz” do diretor João Jardim, editado pala Globo Vídeo. Revela os diversos sintomas da doença crônica que padece a educação no Brasil. Como resultado da sua apresentação e discussões com grupos de professores, diretores de escolas e pesquisadores, convergiram na identificação das causas como sendo a crise de identidade da escola e a ausência da família. No Projeto Político Pedagógico (PPP) ainda que se definam aspectos da educação em valores ético-sociais, são ineficazes em comprometer a direção da escola, os professores, as famílias e os alunos em compartilhar e promover os valores básicos da convivência social, como são o respeito e a responsabilidade. Este estado de coisas é agravado pela legislação permissiva do ensino público que permite ao professor excessivas faltas e a sua desmotivação.
Há escolas empenhadas em estabelecer no seu PPP as bases para a educação dos valores morais. Para isto é necessário definir a missão como a contribuição que a escola faz às famílias, aos alunos e à sociedade. Essa missão deve caracterizar a identidade do centro educativo, no entanto fica no papel, pois precisa ser compartilhada entre todos os afetados pela vida da escola: diretores, professores, colaboradores em geral, famílias, alunos e outros grupos de interesse comunitário. Este envolvimento é crucial para dar vida a uma missão escolar e exige que em cada nível haja comprometimento, inclusão e participação das missões compartilhadas para alavancar a missão geral da instituição.
A missão do órgão educativo define o porquê da sua existência, dá sentido e significado a todas as suas ações. Uma missão sem objetivos mensuráveis torna-se uma missão morta e os objetivos mensuráveis sem missão compartilhada são cegos. Os valores são os que definem como será atingida a missão escolar. Os valores representam a bússola que orienta a tomada de decisão em todos os níveis e por isso é necessário um forte compartilhamento especialmente entre direção, professorado e famílias.
Alguns valores educativos se referem às características técnicas da aprendizagem e outros se referem aos valores morais a serem desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem. As virtudes morais constituem o núcleo dos valores comportamentais que constroem a cultura da instituição.
Educar de acordo com valores requer um trabalho de alinhamento entre os ideais previstos no PPP com as práticas administrativas e pedagógicas em todos os níveis da ação escolar. A limpeza, os objetos, a arrumação são elementos de um projeto que refletem uma intencionalidade educativa. A cultura escolar revela-se externamente pelo cuidado material, pelo clima de amizade, pela cooperação entre professores e pelo interesse da direção sobre o andamento de todos e cada um dos seus professores e alunos. É o fruto de um forte compromisso com a vivência dos valores éticos de cada um dos dirigentes e professores.
A missão e valores compartilhados requerem o comprometimento entre escola e família com a mesma harmonia do movimento dos remos de uma embarcação. Esta é a chave do resultado educativo conseguido por escolas com poucos recursos materiais que o suprem pelo comprometimento das pessoas. As missões compartilhadas necessitam de pessoas responsáveis em cada nível institucional para a sua execução e promoção do envolvimento geral.
Promover a virtude constitui o significado da educação, porquanto as qualidades humanas mais básicas são responsáveis em tornar melhor o ser humano. As virtudes são os hábitos dirigidos ao bem viver, como são as virtudes clássicas da prudência: reitora do modo de decidir, da justiça: saber dar a cada o que é devido, da moderação: agir com autocontrole e a fortaleza: capacidade de empreender e resistir pelo bem. Estas virtudes podem permear a cultura do centro educativo tornando-se a alma da instituição.
O que é apresentado no documentário propicia uma reflexão sobre a construção do PPP e o cuidado em definir a missão como contribuição do centro educativo a todos e a cada um dos afetados pela sua atividade. A missão necessita de valores orientadores para sua consecução e ao mesmo tempo devem ser compartilhados entre todos. O resgate do valor da virtude pode ser um meio ótimo para ensinar a praticar o respeito e a responsabilidade em nossas escolas. A cultura reitora do desenvolvimento das virtudes pode ser o caminho para promover o bem comum e diminuir os impactos da violência na vida escolar.
De perene validade é o conselho de Jorge Lacerda: “Corre-nos, por conseguinte o grave dever, neste momento de suscitar a reabilitação dos valores do espírito e propagá-los mais amplamente no seio da sociedade.”

5 comentários:

ESCOLA DE SAGRES disse...

É preciso que todos os educadores sejam conscientes que existe uma relação muito forte entre o aprendizado das virtudes morais, dentro da dinâmica que lhe é própria - 1o. temperança, 2o. fortaleza, 3o. justiça e 4o.prudência - com a geração da verdadeira motivação, que é a motivação correta e completa. Todo o jovem saudável é motivado por algo. Mas será que todos estão motivados corretamente? Sou da opinião que somente com o exercício prático dos hábitos de temperança e fortaleza se possibilitará ao aluno sair realmente da sua "bolha" egocêntrica, movendo-o para a descoberta e conquista dos verdadeiros valores humanos e afastando-o dos falsos ou novicos, e se conseguirá que vivencie a alegria da justiça, da conquista do amor e da amizade que é o proporciona a motivação transcendental, requisito imprescindível da motivação completa. Joao Malheiro

Paulo Sertek disse...

Vale a pena definir no Plano Pedagógico a dimensão do desenvolvimento das virtudes. Esta reflexão pode ser feita todos anos durante a sua revisão e elaboração.
Paulo Sertek

Prof. Valter de Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Prof. Valter de Oliveira disse...

Muito bom artigo, Paulo.
Coloquei-o em meu site também. Parabéns pela iniciativa.

Aproveito para convidá-lo a fazer uma visita no site

www.olivereduc.com

Um abraço

Valter

SANCLEMENTE disse...

Parabens Paulo Sertek pelo excelente artigo de hoje sábado 8 de agosto de 2009, na página editorial da Gazeta do Povo de Curitiba, "Empreendedorismo inovador" isto, é o que o Brasil precisa, unindo o esforço da sociedade, educadores, treinadores, universidades e centros destudo, presenciais ou de educação a distancia para unir a ciencia aplicada em tecnología como estímulo criativo na sala de aula ou no chão de fábrica. Atenciosamente; José Manuel Hernández Sanclemente; PRISMACOLOR Consultores Ltda; Eng. Mecânico de Projetos.